segunda-feira, 9 de março de 2015

UMA MULHER ESPECIAL PARA SER HOMENAGEADA: HIPÁCIA DE ALEXANDRIA


Ainda no clima do dia Internacional da Mulher, celebremos as manifestações das mulheres americanas, europeias e russas por melhores condições de vida e trabalho no final do XIX e nos primeiros anos do século XX.  

Celebremos também todas aquelas que no dia de hoje, à nossa volta e em todos os lugares do mundo lutam por sua condição ainda difícil de sobrevivência em um mundo de características tão masculinas.


Escolhi em especial uma mulher de tempos mais remotos para homenagear: Hipácia de Alexandria que foi uma neoplatonista grega e filósofa, a primeira mulher tida como matemática e como professora de filosofia e astronomia (séc. V a. C.)

Por sua coragem e ousadia, ela foi vítima de fanáticos religiosos cristãos. Naquela época havia lutas violentas entre cristãos e pagãos, entre cristãos e judeus. Era o século V depois de Cristo, em que o estabelecimento do cristianismo acontecia não sem confrontos. Foi assim que Hipácia foi assassinada, porque não suportaram sua inteligência e sua coragem de colocar-se a serviço do conhecimento.

Há um filme espanhol de 2009 a respeito dela chamado Ágora (tradução: Alexandria), dirigido por Alejandro Amenábar. É uma bela reconstituição de época.  Veja no link a seguir e em outros na net:


Se você tivesse que homenagear alguma mulher, qual seria ela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário