quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O SAGITARIANO REBELDE DO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS


Henrique Duarte Prata  (Diretor presidente do Hospital de Câncer de Barretos) é um sagitariano com aspectos fortes de Aquário que lhe prometiam um destino de rebelde. Mas, ele tinha mais aspectos no mapa que o tornaram um realizador com sensibilidade e coração. Quais são eles? 

Desenvolveu-se como agropecuarista, foi campeão nas festas de peão em Barretos e na doma de cavalos (Sagitário e signos de terra Touro e Capricórnio).
Henrique Duarte Prata nasceu a 18 de dezembro de 1952 (SP, sem horário) (*), filho de médicos. Aos quatro anos foi viver com o avô materno (Lua em Capricórnio em oposição a Urano em Câncer). Aos quinze deixou os estudos para ficar na vida da fazenda entre as atividades no campo. Nessa época ele vivia: SATURNO em trânsito em oposição a Saturno/Netuno natais; e em trígono a Sol e Plutão formando um Grande Trígono em signos de fogo; também havia um T-S quare de SATURNO em trânsito em quadrado com Lua e Urano natais; ainda Urano em trânsito fazia um quadrado ao Sol. Apesar de ser uma decisão difícil, ela foi feita sob efeitos de forte apelo de ideais e de ímpetos de liberação de autoridade.

Em 1988 tomou contato com as dificuldades financeiras da Fundação Pio XII (que cuidava do hospital fundado por seus pais). A primeira sugestão era resolver as dívidas e fechar a instituição. Mudou de idéia e com ajuda das primeiras doações deu início a um projeto de novo hospital. Nesse ano havia PLUTÃO em trânsito em oposição a Júpiter natal e em quadrado com Vênus, formando um T-Square.  Além desse trânsito de Plutão, NETUNO também em trânsito estava em trígono com Júpiter. SATURNO E URANO em trânsito estavam em conjunção ao Sol natal.  Era um momento astrológico especial e intenso.
Era fase para lidar com seu talento de gestor de finanças e (Júpiter em Touro mobilizado por dois trânsitos) e para se comprometer com o coletivo (Vênus em Aquário). O comprometimento que a conjunção natal Netuno/Saturno prometia em Libra se efetivou. Netuno em trânsito pode ter sido uma benção dos céus (em trígono ao Júpiter natal). Daí em diante, as doações se multiplicaram e o projeto cresceu.

Esse foi o começo de um complexo que foi além da região de Barretos, se estendendo por todo o território brasileiro. Ganhou o selo de hospital de ensino como residência em cirurgia e medicina nuclear entre outras especialidades. Tem ganhado atualmente reconhecimento internacional pela excelência de todos os aspectos de seu funcionamento: ensino e pesquisa.
No mapa natal o Sol em Sagitário em trígono com Plutão empresta a Henrique Prata poder para grandes realizações a partir de anseios humanitários. Ele procura fazer no atendimento hospitalar o “código ouro” (que custa caro !) para todos sem exceção.
Esse ideal de justiça típico de um sagitariano que tem metas é seu lema no hospital. Junta eficiência na gestão e uma filosofia que une o respeito ao patrimônio humano e moral, junta ciência, tecnologia e humanismo. Mas ele tem ainda outros ideais, como o de querer conhecer a alma das pessoas. Segundo ele, todos temos uma força interior. O segredo é olhar para o próximo com amor.

O piloto profissional e campeão entre peões (Sagitário) tornou-se o diretor geral do Hospital do Câncer de Barretos (SP) em profundo compromisso com o coletivo. E atualmente, observamos que seu trabalho de vida ganha importância política e ele apresenta aspectos combativos plutonianos que exerce com independência (Aquário). Então sem constrangimento ele indica as falhas no sistema hospitalar brasileiro porque talvez tenha a dimensão de sua responsabilidade nessa área. E ainda diz que tem muita fé (Sagitário) e que Deus provê quando o hospital fecha as contas do mês no vermelho, o que ocorre todo mês. Não é uma linda pessoa?   
(*) O estudo só levará em conta os aspetos entre planetas e não as casas natais (mapa efetuado para 12h).
PS:  acompanhe a entrevista que ele deu no programa Roda Viva da TV Cultura em outubro de 2015 :  https://www.youtube.com/watch?v=aO-uh_EzYwM

3 comentários:

  1. Vi essa memorável entrevista, e não o conhecia> é reconfortante saber que existem pessoas com esse calibre espiritual e profissional, especialmente em nosso país, onde a saúde está abandonada há anos. Parabéns Ana, você está muito criativa!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, que análise brilhante e quanta dignidade nesta história. Um texto iluminado este!

    ResponderExcluir