quinta-feira, 26 de maio de 2011

MUMBAI PELOS OLHOS DE ANTÔNIA PELLEGRINO

O que me fascinou não foi a cidade de Mumbai ou a descrição de aspectos da cultura indiana, mas a visão de tudo isso pelos olhos de Antônia. A confissão de sua experiência. Única, realista. Sem medo de marcar sua decepção, pela falta de higiene ou pelos maus modos dos homens em relação a mulheres. Sim, estes talvez sejam somente detalhes, possivelmente irrelevantes no conjunto.                                                         
Tratava-se de um depoimento em programa da TV Cultura. E ela estava á vontade para falar do mês que passou em Mumbai com o objetivo de coletar informações e um assunto para romance de grande editora.

                                                                                             
Seu tom não escondia desconsolo, raiva e decepção. Bem informada a respeito da literatura e aspectos da cultura indiana, ela indicava competência profissional enquanto discursava muito à vontade, sem compromisso a não ser com sua experiência pessoal, livre para elogiar e criticar.

Aí está o melhor de tudo.  Viajar com ela, que soube ponderar sobre tudo o que percebeu. Olhos maduros, apesar da pouca paciência. Ou por causa deles. Foi bom, andar por aquelas ruelas de novo, e pelas pequenas multidões de indianos por suas mãos. Por suas considerações justas, por seus olhos bem abertos para a realidade.

E, houve ainda uma imagem de namorados ao cair da tarde. Ela descreveu olhos femininos,  possivelmente temerosos, levantando-se tímidos ao encontro dos olhos de seu namorados. Casais em movimentos delicados, exercitando a aproximação vagarosa no amor possível àquela sociedade.
De repente, tudo o que era feio desaparecera, como se Antônia enfim tivesse perdoado todo o resto de que não gostara.
                                                           

3 comentários:

  1. você já viajou para lá?
    deve ser interessante ver por si mesma e depois "ver" pelos olhos (e coração e mente) de outra pessoa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, viajei e me transformei ao entrar em contato com a realidade contemporânea e com história e mitologia. Quem sabe agora com canal de youtube eu coloco essa viagem para fora do álbum? rsrs...

      Excluir
  2. Querida, que gostoso ver você aqui na comunidade dos blogueiros; não fui à India, mas fui até o Rio Grande do Norte. Talvez por ser mais velha, meu olhar é mais benevolente... já vi tanta coisa, agora tudo é lucro. Veja meu blog: www.henriette-holandesa.blogspot.com

    ResponderExcluir