terça-feira, 19 de julho de 2011

TECENDO A MANHÃ E O CONHECIMENTO

Neste último final de semana, participei de um evento na Escola Gaia de Astrologia, convivendo com amigos e aprendendo muitas coisas. Como a Astrológica de todos os anos, o espaço estava cheio de informação, disposição e alegria. 

A convite da organização fiz uma palestra no sábado, cuja pesquisa iniciou, no começo do ano, quando fiz a análise do filme Bravura Indômita, candidato ao Oscar 2011. A oportunidade da palestra de sábado me abriu janela para a continuidade do tema.

Acontece muito. Quando fazemos pesquisa, sempre temos sobras, pedaços de assunto, rabos de outros temas.Fui em frente, então, na busca de entender mais o gênero faroeste e os símbolos masculinos em relação ao mundo dos heróis em geral. Na observação do papel de palestrante.  

Essa experiência me deixa sempre à mercê de algumas surpresas que merecem indicação. Uma delas é a observação de um público que nunca é igual, tem respiração e corpo. É com ele que tenho que conversar e junto dele tenho que pulsar na voz e na velocidade com que expresso as informações. Sair dessa harmonia possível é fraudar o sucesso da comunicação. Nesse dia, ele estava atento e dialogava com os olhos e bocas.

Outro ponto é a troca de idéias com os participantes. Dúvidas e contribuições possíveis que alargam horizontes. Algo que eu pensei se conecta com algo que outros pensaram,trazendo novas informações.

Nesse dia, a partir de colocações feitas, houve ampliação de campo de pesquisa a partir dos dados da palestra.

Isso é rede de conhecimento. Um elo que se liga a outro e vai construindo algo maior do que todos os integrantes da rede. Como dizem os versos de João Cabral de Melo Neto, Tecendo a Manhã:


Um galo sozinho não tece uma manhã: 
ele precisará sempre de outros galos. 
De um que apanhe esse grito que ele 
e o lance a outro; de um outro galo 
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos 

que com muitos outros galos se cruzem 
os fios de sol de seus gritos de galo, 
para que a manhã, desde uma teia tênue, 
se vá tecendo, entre todos os galos.


      

Um comentário:

  1. É muito gostoso ler seus textos, deixam sempre uma fio de linha para tecermos novas idéias...com essa manhã da poesia que vai se tecendo...

    ResponderExcluir