quarta-feira, 22 de abril de 2015

NOVIDADES SOBRE MÁRIO DE ANDRADE


Recentemente foi veiculada a notícia da descoberta de uma gravação inédita da voz de Mário de Andrade (1893-1945). Ouvir sua voz pela primeira vez é um feliz achado. Por outro lado, sabemos que ele será o autor homenageado na FLIP deste ano em julho, em Paraty/RJ.  A festa literária de caráter internacional faz-lhe mérito no ano em que se comemora 70 anos de sua morte, com publicações e estudos a seu respeito.

Mário de Andrade é conhecido por sua obra Macunaíma, pela poesia de Paulicéia Desvairada, pela participação na Semana de Arte Moderna de fevereiro de 1922.



Mas, ele fez muito mais. Além desses papéis que o identificam como personagem de importante momento da história literária, ele também atuou como pesquisador da música tendo viajado por várias regiões do Brasil, com esse propósito, desenvolveu programas de educação para órgãos oficiais e desenvolveu uma intensa relação com o meio intelectual brasileiro, trocando um número imenso de cartas com escritores e colegas (com Carlos Drummond de Andrade e Manoel Bandeira, por exemplo) e pessoas que o procuravam como aconselhador e mestre.

Casa de Mário de Andrade na Barra Funda
O local em que Mário de Andrade viveu em São Paulo, no bairro da Barra Funda, que tem abrigado uma casa de cultura, está sendo reformada e será também um micro-museu e espaço para peças e eventos.  
Sempre bem-vindas novas notícias a seu respeito. E movimentações no mundo da cultura.

Precisamos muito dessas ações.
Precisamos da veiculação de notícias de homens que tenham obras e exemplos para serem homenageados.  
       


PS: Para ouvir a voz de Mário de Andrade, acesse: 
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/04/1618837-gravacao-rara-reproduz-a-voz-do-poeta-mario-de-andrade-pela-primeira-vez.shtml?cmpid=facefolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário