terça-feira, 5 de maio de 2015

A OBRA AQUARIANA DE SEBASTIÃO SALGADO


O fotógrafo Sebastião Salgado desenvolveu uma obra que tem renome internacional. Quais são os dados astrológicos que nos indicam as relações entre essa obra e seu mapa?

Nem sempre temos acesso às motivações que conduzem as pessoas na construção de sua obra. No caso de Sebastião Salgado, podemos encontrá-las confessadas. Acompanhando a apresentação que o autor faz de cada uma de suas principais obras (Trabalhadores, Êxodos e Gênesis) talvez possamos entender a trajetória do fotógrafo e observar como ele chegou ao que possivelmente significa a mais impressionante de todas, ou seja, a última, que é um testemunho de amor ao planeta.
Na primeira parte do estudo fazemos um levantamento de alguns aspectos gerais de sua vida e obra: nascimento e infância, formação escolar e acadêmica, mudança profissional da economia para a fotografia, visão sumária dos três trabalhos citados. Em Trabalhadores, ele documenta o fim do modo de vida dos trabalhadores manuais em todo o mundo e as difíceis condições de seu trabalho. Êxodos mostra o deslocamento das populações por razões políticas e econômicas em busca de destino ou de sobrevivência. E em Gênesis ele registra a natureza intocada e populações isoladas.
Na segunda parte, observamos alguns elementos de seu mapa astrológico que podem nos dar uma descrição das qualidades de sua natureza: a predominância dos signos de Aquário (Sol), Leão (Lua, Júpiter e Plutão), Capricórnio (Mercúrio e Vênus) e Gêmeos (Marte, Saturno e Urano), a presença de cinco planetas retrógrados e a mudança profissional no Retorno de Saturno.

Na terceira parte, buscamos mais de perto alguns dados astrológicos em relação às obras citadas. O longo planejamento de cada uma delas fez que nos ativéssemos aos grandes trânsitos como marcadores dos contextos em que se desenvolveram. Especialmente a formação de formas fechadas por trânsitos marcam essas obras: Grandes Trígonos e um T-Quadrado.  O segundo trabalho teve grande significado para a grande mudança que ocorreu na direção do olhar do fotógrafo. Na terceira obra, percebemos que ele chegou a uma depuração da natureza aquariana de seu signo solar.
É como se o fotógrafo tivesse passado por todas as situações de sua vida para atingir o nível de expressão máxima do seu Sol aquariano, expressando na obra a vocação de sua alma.  
Para detalhes desse trabalho, visite o link abaixo on line e gratuito da Revista da Associação Portuguesa de Astrologia (ASPAS). Agradeço um comentário seu: http://associacaoportuguesadeastrologia.com/pt-pt/revista-4-estacoes/567?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=Newsletter+4+Esta%C3%A7%C3%B5es+%2A+PRIMAVERA&utm_campaign=NEWSLETTER+4+ESTA%C3%87%C3%95ES+%2A+PRIMAVERA


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