O fotógrafo
Sebastião Salgado desenvolveu uma obra que tem renome internacional. Quais são
os dados astrológicos que nos indicam as relações entre essa obra e seu mapa?
Nem sempre temos acesso às motivações que conduzem as pessoas na construção de sua obra. No caso de Sebastião Salgado, podemos encontrá-las confessadas. Acompanhando a apresentação que o autor faz de cada uma de suas principais obras (Trabalhadores, Êxodos e Gênesis) talvez possamos entender a trajetória do fotógrafo e observar como ele chegou ao que possivelmente significa a mais impressionante de todas, ou seja, a última, que é um testemunho de amor ao planeta.
Nem sempre temos acesso às motivações que conduzem as pessoas na construção de sua obra. No caso de Sebastião Salgado, podemos encontrá-las confessadas. Acompanhando a apresentação que o autor faz de cada uma de suas principais obras (Trabalhadores, Êxodos e Gênesis) talvez possamos entender a trajetória do fotógrafo e observar como ele chegou ao que possivelmente significa a mais impressionante de todas, ou seja, a última, que é um testemunho de amor ao planeta.
Na primeira
parte do estudo fazemos um levantamento de alguns aspectos gerais de sua vida e
obra: nascimento e infância, formação escolar e acadêmica, mudança profissional
da economia para a fotografia, visão sumária dos três trabalhos citados. Em Trabalhadores, ele documenta o fim do modo de
vida dos trabalhadores manuais em todo o mundo e as difíceis condições de seu
trabalho. Êxodos mostra o
deslocamento das populações por razões políticas e econômicas em busca de
destino ou de sobrevivência. E em Gênesis
ele registra a natureza intocada e populações isoladas.
Na segunda parte,
observamos alguns elementos de seu mapa astrológico que podem nos dar uma descrição
das qualidades de sua natureza: a predominância dos signos de Aquário (Sol),
Leão (Lua, Júpiter e Plutão), Capricórnio (Mercúrio e Vênus) e Gêmeos (Marte,
Saturno e Urano), a presença de cinco planetas retrógrados e a mudança
profissional no Retorno de Saturno.
Na terceira
parte, buscamos mais de perto alguns dados astrológicos em relação às obras
citadas. O longo planejamento de cada uma delas fez que nos ativéssemos aos
grandes trânsitos como marcadores dos contextos em que se desenvolveram. Especialmente
a formação de formas fechadas por trânsitos marcam essas obras: Grandes
Trígonos e um T-Quadrado. O segundo
trabalho teve grande significado para a grande mudança que ocorreu na direção
do olhar do fotógrafo. Na terceira obra, percebemos que ele chegou a uma
depuração da natureza aquariana de seu signo solar.
É como se o
fotógrafo tivesse passado por todas as situações de sua vida para atingir o
nível de expressão máxima do seu Sol aquariano, expressando na obra a vocação
de sua alma.
Para detalhes
desse trabalho, visite o link abaixo on line e gratuito da Revista da Associação
Portuguesa de Astrologia (ASPAS). Agradeço um comentário seu: http://associacaoportuguesadeastrologia.com/pt-pt/revista-4-estacoes/567?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=Newsletter+4+Esta%C3%A7%C3%B5es+%2A+PRIMAVERA&utm_campaign=NEWSLETTER+4+ESTA%C3%87%C3%95ES+%2A+PRIMAVERA
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