quinta-feira, 21 de maio de 2015

UM TRIBUTO AOS ASTRÓLOGOS DO PASSADO

Robert Hand realizou um vídeo que homenageia os astrólogos do passado. Além de pontuar um reconhecimento pelos que nos antecederam, suas escolhas falam por ele. Como ele realizou essa homenagem?

Um tributo aos astrólogos do passado
por Robert Hand

Robert Hand realizou um vídeo que homenageia os astrólogos do passado. Assistimos a uma sequência de fotos que vêm acompanhadas de datas de nascimento e morte das pessoas, páginas de textos, selo e desenhos de mapa.

A enumeração apresenta cerca de quarenta nomes em ordem cronológica, começando com Hermes de Trimegistro que é apresentado como “lendário fundador” da astrologia. Também como fundadores aparecem Nechpo (talvez do rei Necho II) e Petosiris (talvez um alto sacerdote da época ptolomaica).

Na sequência encontramos entre outros, Ptolomeu, Plotino, Roger Bacon, Regiomontanus, Pico de La Mirandola, Marsílio Ficino, Tycho Brahe, Galileu Galilei, Kepler, Jean Baptiste Morin, William Lilly. E o autor finaliza com o astrólogo inglês John Partridge (1644-1715) que divulgou o cálculo de casas intermediárias segundo Placidus e criou almanaques de sucesso. Nesse momento, a música silencia e aparece então a foto de Dane Rudhyar (1895-1985) que permanece na tela por longos quinze segundos.

A seleção nos ensina a refletir sobre uma galeria de estudiosos que contribuíram para a construção do conhecimento astrológico. O conjunto desse projeto envolve certa formalidade e bom gosto na escolha das imagens e no fundo musical cantado, possivelmente de cunho religioso e medieval. Chama nossa atenção também a forma de apresentação de Dane Rudhyar. E podemos nos questionar a esse respeito.

Robert Hand fundou em 1997 a ARHAT Media, cujo nome é um acrônimo para “Archive for the Retrieval of Historical Astrological Texts". Talvez por isso ele vem sendo reconhecido principalmente pelo trabalho de divulgação da astrologia clássica e tradicional, a partir dessas traduções e publicações.

Mas quem já leu seus livros de interpretação e especialmente o HOROSCOPE SYMBOLS, sabe que ele procura levar em conta também dados da abordagem psicológica, de uma forma muito pessoal. Ao elaborar os conceitos básicos da astrologia, nesse livro ele faz críticas e oferece sugestões de interpretação bastante originais e pertinentes nos fazendo pensar a respeito do que se chama senso comum em relação aos conceitos astrológicos.

Podemos imaginar que houve um destaque na figura de Dane Rudhyar, o fundador da astrologia psicológica da atualidade. O silêncio fala mais forte do que a linda trilha sonora escolhida para a primeira parte. Há evidente ênfase nessa presença. Que mais poderia haver?

Ainda no final lemos a frase: A aqueles que vieram antes de nós, homenagem . E ainda em latim: Resquiescant in Luce !, que se traduz por “Repousem em luz”, que é uma modificação inteligente da frase “Resquiescat in pax”, epitáfio presente em lápides e que fazia parte dos rituais da Igreja Católica.

Esse vídeo nos faz pensar na multiplicidade e na riqueza do mundo da Astrologia. Trata-se de uma grande homenagem aos astrólogos do passado por um grande astrólogo contemporâneo. 

Assista o vídeo no Youtube:

 

Astrologers Gallery by Robert Hand: https://www.youtube.com/watch?v=XSeE-w5vtLw




Nenhum comentário:

Postar um comentário