quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PLANETAS TRANSATURNINOS (I), por Sílvia Ceres

O artigo que segue traz interessante abordagem a respeito de Urano, Netuno e Plutão. Os planetas trans-saturninos são desafio constante para nossa interpretação. Cabem sempre novos argumentos para nossa reflexão. Daí ser bem-vindo o texto de Sílvia Ceres, astróloga argentina. Leia a seguir.
O original está no link indicado ao final do texto. A tradução ficou a meu cargo (Ana Maria M González).
PLANETAS TRANSATURNINOS (I), por Sílvia Ceres
Por várias razões eles são energias que colocam dificuldades no momento de sua interpretação em um tema natal.
A primeira delas é uma marcada contradição básica. Por um lado eles são denominados transcendentes embora sejam definidos como de ação imprevisível -Urano-, enganoso e predisposto à fraude -Neptuno- e descobridor do oculto debaixo do tapete -Plutão-.
Mas, vejamos, alguém pode explicar qual é a relação existente entre a transcendência e o azaroso, o espelhismo e a função do aspirador de pó? Suponho que não. É provável que passado um momento, alguém tenha uma compreensão importante desses acontecimentos, mas o mesmo se poderia dizer de qualquer outra ativação planetária.
A segunda razão é que lhes é concedida uma regência sobre os signos no mesmo plano que os planetas do setenário tradicional. Assim todos os nascidos sob Aquário estão pela manhã, tarde e noite perfilando teorías revolucionárias, os piscianos estão perpetuamente em estado de devaneio, enquanto que os escorpianianos vivem sua existência dentro de um vulcão transformativo.
Convenhamos que não há psiquismo humano que resista a esse nível de tensão constante. Os hospitais neuropsiquiátricos provavelmente tenham entre seus pacientes uma boa quantidade de pessoas com estas energias desencadeadas: los paranoicos uranianos, los esquizofrênicos netunianos, as psicoses violentas plutonianas.
Se nos referirmos às pessoas “normais”, ou simples neuróticos, devemos ter em conta junto aos transaturninos, a regência tradicional dos signos .
Assim, somente pode romper as formas -Urano- quem domina as leis de sua atividade -Saturno-. Diz-se que Einstein sonhou a fórmula da teoria da relatividade, mas antes era um profundo conhecedor da física. Se alguém de nós sonhássemos essa série de números incompreensíveis, rejeitaríamos e esqueceríamos de imediato tamanho disparate. Picasso rompeu as formas estabelecidas porque previamente foi un exímio desdenhador. Para romper criteriosamente é indispensável conhecer as normas daquilo que se vai transcender.
No caso de Netuno e sua relação com a inspiração artística e a mística, é importante contar con uma determinada cosmovisão que oriente e dê sentido à busca -Júpiter-. É difícil pensar em Santa Teresa ou em San Juan deixando de lado o Cristianismo ou ao Sufismo separado do Islamismo, ainda que suas visões vão mais além do dogma religioso.
Por último, Plutão transformará em busca da essencialidade a quem possa viver como um sujeito autônomo que deve cuidar de si mesmo -Marte-.
Resumindo: os sete planetas tradicionais descrevem o indivíduo em suas vivêcias, vínculos, pensamientos, etc. Os transaturninos abrem as portas a uma busca de maior alcance que permite acessar outros níveis de compreensão, tanto do homem como da vida.
Terceira questão, serem “geracionais” é um bom argumento para passar sem lhes prestar-muita atenção. É verdade, visto que Urano transita 7 anos por um signo, Netuno 14 e Plutão um número de anos ainda maior, embora o intervalo não seja tão preciso devido a sua órbita irregular .
No entanto, exceptuando-se a hipótese de que o dono da carta avaliada se tenha criado em uma nave espacial ou em um submarino a grande profundidade, ele é um filho de sua época, pelo que estará atravessado pelas buscas e inquietudes próprias de seu momento histórico e social. Algumas posições dos transaturninos –posicionados em casas angulares, aspectos com os planetas pessoais- o envolverá mais com o espírito de seu tempo que a outros, mas ninguém cresce fora de seu contexto.
Fica então por definir novamente na próxima postagem do blog Urano, Netuno e Plutão.




Um comentário: