segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PESQUISA NA GAIA/SP E NA ASTROLOGIA BRASILEIRA

Este ano comemoram-se os dez primeiros anos de existência da Central de Pesquisas na Gaia, Escola de Astrologia em SP. Essa data merece ser marcada porque no Brasil a pesquisa e seu registro escrito existe primordialmente nos ambientes acadêmicos em que ela é obrigatória como trabalho de conclusão de curso, os TCC.
Na Astrologia, temos poucos grupos que realizam a tarefa de pesquisa como programa de trabalho.  Ela em geral acontece de forma espontânea, mas nem sempre são acompanhadas por registro escrito. Daí que os trabalhos escritos são a parte que faz a diferença nesse projeto da escola Gaia.
Este artigo pretende indicar a existência e as publicações de grupos de trabalho pois me parece que eles podem ser uma maneira eficiente para construirmos uma cultura de pesquisa. Por sua vez, tal cultura pode ser instrumento útil na formação profissional do astrólogo e, indo um pouco mais longe, pode também contribuir para a constituição de uma identidade da Astrologia brasileira.

CPG - CENTRAL DE PESQUISAS DA GAIA
No mês de fevereiro de 2005, eu visitei Robson Papaléo para lhe propor um trabalho de metodologia de pesquisa voltado à Astrologia. Era começo de ano e eu desejava passar à Astrologia o que eu vinha desenvolvendo no campo acadêmico em que atuava como professora.
Ele já tinha pensado no assunto e, por isso, acolheu a ideia com entusiasmo. Sugeriu que eu voltasse em março. Após consultas na escola, ele programou uma reunião aberta no dia cinco de abril seguinte. Nesse dia, quase quarenta alunos da escola estavam reunidos e dispostos a ouvir o que eu tinha a dizer sobre metodologia de pesquisa, podendo então decidir (ou não) participar de um programa que Robson Papaléo já tinha então planejado nesse meio tempo. Foi assim que se iniciou a pesquisa na Gaia, com cerca de dez grupos sob a minha coordenação.
Uma necessidade da escola se juntou a minha disponibilidade e iniciamos um projeto de trabalho que aos poucos foi se desenvolvendo e ganhando uma forma cada vez mais adequada às possibilidades da escola e aos objetivos de pesquisa. Havia uma coordenação, um curso de princípios de redação textual e uma metodologia com encontros e prazos para a realização dos trabalhos. Tal esquema se mantém até hoje com pequenas modificações.
Depois de dez anos, uma cultura de pesquisa está sendo estabelecida aos poucos entre os alunos devido ao departamento CPG  subvencionado pela escola e hoje em dia sob a coordenação de João Henrique Bianco. Inúmeros alunos têm experimentado a tarefa de desenvolver uma pesquisa com suporte técnico em todas as etapas até seu registro escrito, o que é importante para profissionais da astrologia e de qualquer área de estudo. Todos os trabalhos estão na biblioteca da escola e alguns deles ganharam versão publicada nos Cadernos Brasileiros de Astrologia ( CBAs), que tem a organização do grupo Gaia Brasilis.

NO BRASIL
Não tenho notícia de outra escola que realize tal tarefa, mas posso citar alguns outros exemplos de publicação de texto, frutos de trabalho em grupo.
No Rio de Janeiro, a Editora Espaço do Céu, tem duas publicações provenientes de trabalho em grupo. O livro  Astrologia e Saúde - Trabalhos de Pesquisa (2005) inclui os trabalhos finais do curso "Astrologia Mitologia e Simbologia de Saúde" ministrado pelo Dr Sergio Mortari.  O segundo volume é O Timeu de Platão e a Astrologia (2004), resultado da pesquisa do grupo de estudos sob a orientação de Marcus Reis, astrólogo e doutor em Filosofia e coordenação de Celisa Beranger.
A Unipaz-Sul em Porto Alegre mantém um Programa de Estudos Avançados em Astrologia. Para celebrar dez anos de existência desse curso de formação, a coordenadora Lúcia Torres reuniu alguns dos temas apresentados nas Jornadas Gaúchas de Astrologia e Transdisciplinaridade em artigos escritos por alunos, professores e astrólogos convidados, no livro Astrologia no Paralelo 30 Sul,(Porto Alegre: Gênese Editora, 2014) .
Tais publicações indicam que, embora seja difícil, é possível – e bem-vinda- sua realização.
Que outros grupos se mobilizem para a construção coletiva da reflexão e que possamos ampliar esse registro escrito de pesquisas astrológicas brasileiras.

PS: Além dessas publicações coletivas, temos algumas outras reunidas no artigo de Fernando  Fernandse no site  Constelar e organizadas com diferentes e variados objetivos.

Em segundo artigo, Constelar indica as publicações individuais de astrólogos brasileiros:  http://www.constelar.com.br/constelar/174_dezembro12/autores-brasileiros.php
 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, é maravilhoso o trabalho de pesquisa, parabéns pelo seu empenho q tantas vezes pude acompanhar de perto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a ti e todos por ambos, pesquisa e registro histórico. sementes. [nando]

    ResponderExcluir