segunda-feira, 2 de maio de 2016

ASSIM ACIMA COMO ABAIXO


Há frases que repetimos sem pensar muito em seu significado. “ASSIM ACIMA COMO ABAIXO” é uma delas. No artigo a seguir, o astrólogo faz reflexões interessantes.

Brad Kochunas trabalhou um período largo em um presídio nos EUA e lá desenvolveu um trabalho terapêutico com os presidiários utilizando a astrologia.  Ele dá palestras e escreve artigos. Escreveu o livro THE ASTROLOGICAL IMAGINATION, where psyche and cosmos meet. New York: Universe , Inc, 2008.
A seguir, links para seu site e para uma apresentação no youtube (2013).
  
“ASSIM EM CIMA, COMO EMBAIXO”
Se eu pudesse usar uma varinha de condão e astrólogos nunca mais pronunciassem "assim em cima como embaixo..." eu ficaria imensamente feliz. Esta frase parece sempre aparecer como se descrevesse a astrologia sucintamente em quatro palavras, mas o contexto do qual estas palavras foram retiradas é que dá à frase completa seu significado poderoso.
A dificuldade com esta frase singular é que ela parece privilegiar a parte de cima sobre a de baixo, a mais alta sobre a mais baixa, em uma interpretação carregada de valor, como se o  acima precedesse o abaixo, causando o de baixo ou sendo maior que o de baixo. Isso reforça a idéia de que nós dançamos ao som dos planetas o que invalida imediatamente qualquer pensamento segundo o qual a carta natal é um reflexo ou que os planetas são peças do tempo/relógios. Tente repetir a frase, "Assim abaixo, como acima," várias vezes e sinta quão desajeitada e incorreta ele parece.
No entanto, se você examinar várias traduções da Tábua de Esmeralda (www.sacred-texts.com ), você vai descobrir que a linha 2 também é traduzida como: "O que está acima provém do que está abaixo, e o que está embaixo provém do que está acima, operando os milagres do Uno " Ou "Isso confirma:.O de cima a partir do de baixo, e o de baixo a partir do de cima – a obra/trabalho do milagre do Uno " E, por último,"Assim abaixo como acima; e assim acima como abaixo. Com este conhecimento por si só você pode fazer milagres. "
Claro, há também traduções desse texto em que a linha 2 começa com "Assim acima, como abaixo ...". E esta é a frase sem contexto que nós normalmente aplicamos. Como não há perspectiva de lugar nenhum no entanto, o contexto é sempre relevante e pode, potencialmente, reorientar nossa abordagem à astrologia.
O que a declaração completa realmente indica é a causalidade. Nenhum desses reinos causa o outro, precede o outro, ou é privilegiado em relação ao outro, o que significa que não podemos olhar para o céu como a razão para nossa situação, caráter, talentos ou infortúnios. O acima e o abaixo surgem juntos, mutuamente dependentes, nenhum existindo sem o outro; com o mesmo espírito que figura / fundo, frente / trás, aqui / lá, organismo / ambiente. A polaridade com um único terminal é uma impossibilidade. Nós não vivemos em um mundo com apenas o Pólo Norte, apenas um lado de cima ou a perspectiva de felicidade eterna ou recompensa.
O que isto significa para os astrólogos psicológicos é que movemos nosso pensamento de uma causalidade inerente de acordo com a mecânica newtoniana e mudamos nossas imaginações para uma física mais contemporâneo onde a realidade parece ser uma rede transparente de relações interdependentes. A causalidade torna-se verdadeiramente uma coisa do passado.
Podemos optar por ser mais conscientes no uso de nossa linguagem a fim de eliminarmos qualquer cheiro de determinismo estrelado e, o mais importante, restaurando assim a responsabilidade pessoal sobre nossas vidas. Podemos usar a linguagem que represente os planetas como reflexos de quem somos ou narrativas de acontecimentos em nossas vidas, em vez de semear o medo para um próximo trânsito de um quadrado de Plutão ou Saturno. Podemos parar de usar os planetas como explicações para os nossos problemas. O perigo é que quando inconscientemente falamos sobre os planetas "lá fora", em contraste com o 'aqui', estamos capacitando os planetas, não a pessoa e isso faz de todos nós vítimas.

Um comentário: