quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ASTROLOGIA E ALQUIMIA

Em agosto último, aconteceu um workshop de final de semana organizado pela Faculty of Astrological Studies. Fazia parte do Summer School que ocorre todos os anos em Oxford e que apresenta também além desse intenso final de semana mais cinco dias de aulas dos módulos da formação profissional do astrólogo pela faculdade de Londres. 

A responsável pelo trabalho foi Clare Martin astróloga inglesa é professora e palestrante com mais de vinte e cinco anos de experiência profissional que administra o Mercury Internet School of Psychological Astrology. Visite http://www.claremartin.net
 
aproximando astrologia e alquimia

O conteúdo do seminário passou inicialmente pela história da alquimia. Foram citados apenas os nomes desse viés histórico que apresentavam afinidades com a abordagem que a professora escolheu.

Então ela expôs a Tábua Esmeralda de Hermes com reflexões sobre seus significados para a alquimia. Falou também sobre o que se designa como “Grande Obra” ( The Magnum Opus) em que a matéria prima, caótica, se apresenta em opostos ainda em conflito. Será em etapas transformada em harmonia perfeita.

Sabemos que os vários estudiosos do assunto têm organizado esse complexo processo em três, quatro ou sete e até doze etapas. Ela simplificou em algumas - apenas quatro -, relacionando tais etapas com os elementos tais como nós os conhecemos na astrologia : terra, fogo, ar e água. Daí então estabeleceu as relações com os planetas Saturno, Urano, Netuno e Plutão descrevendo assim as fases do processo alquímico de uma maneira original e de acordo com o que sabemos do trabalho astrológico. 

Utilizou a bibliografia de Carl Jung e citou estudiosos junguianos como Edward F. Edinger, Marie L. Von Franz, outros da alquimia como M A Atwood e S K De Rola e estudiosos da evolução da consciência, como Joseph Campbell e Eric Neumann. Em sua essência o trabalho alquímico e o da astrologia, ambos tratam da busca pela evolução da consciência para que nossa vida material tenha mais sentido. Pelo menos, essa é uma das possibilidades do trabalho astrológico.

A boa notícia é que essa pesquisa vem sendo desenvolvida há cerca de dezenove anos e aparecerá em livro no início de 2017. Ou seja, esperemos que essa publicação chegue logo mesmo. Ela apresentará aquilo pelo qual, pelo menos eu, tenho ansiado desde muito tempo. 

Outra boa notícia é que tal pesquisa é uma das que se pode desenvolver a respeito dessa relação tão interessante quanto viável entre astrologia e alquimia. O campo sempre estará aberto a muitas abordagens.
  
Uma última nota. O clima de Oxford , que lembra o bruxinho Harry Potter e todas as magias, combinava com o clima do Exeter College onde se realizou o seminário. Eu juro que qualquer pessoa que estivesse lá, teria a impressão que eu tive de que sairia de lá com uma varinha capaz de todas as magias.  

Um comentário:

  1. Olá Ana. Tudo bem?
    você sabe me dizer se, caso o livro seja mesmo publicado, haverá uma versão em português?
    abçs, Márcia
    ...."A boa notícia é que essa pesquisa vem sendo desenvolvida há cerca de dezenove anos e aparecerá em livro no início de 2017. Ou seja, esperemos que essa publicação chegue logo mesmo. Ela apresentará aquilo pelo qual, pelo menos eu, tenho ansiado desde muito tempo" .....

    ResponderExcluir