terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

GIRASSOL – CENTRO DE ESTUDOS DE ASTROLOGIA

Antonio Brito  


Mais do que uma escola de Astrologia, a Girassol é um centro de estudos onde o principal objetivo é ‘elevar’ o status da Astrologia, formando profissionais realmente competentes.”(Maurice Jacoel em 1989)


ORIGEM



Maurice Jacoel
Maurice Jacoel nasceu no Egito, mas vive no Brasil desde 1977. Formado em Filosofia pela USP, tornou-se astrólogo e desenvolveu nos anos 80 um tipo de Astrologia pouco conhecida na época: a Astrologia Empresarial.

Em 1987, Maurice e Constância Nader resolveram criar uma escola de Astrologia, o Centro de Estudos de Astrologia Girassol, que ficava na Rua Girassol 231, Vila Madalena em São Paulo.Os dois chegaram a fazer contato com a Secretaria de Educação, no intuito de um reconhecimento oficial do curso e da regulamentacãoda profissão de astrólogo.

A Girassol nasceu de uma perspectiva que congregava astrólogos de várias tendências e caminhos, em um espaço multidisciplinarque permitia a troca e a integração de conhecimentos.

Dessa ação pioneira participaram outros astrólogos: Sônia Barros, Maria Alice Camargo, Amâncio Friaça, Valdenir Benedetti, Henriette Fonseca, Ricardo Riseck, Ion de Freitas, Valderson, Beto Botton, Bárbara Abramo; entre outros.

ATIVIDADES DA ESCOLA




Mais do que uma escola de Astrologia, a Girassol era um centro de estudos onde o principal objetivo era formar profissionais competentes. Devido a isso, oferecia cursos de Astrologia desde o Básico para iniciantes e curiosos, até os mais específicos de Interpretação e Previsão, para os estudantes mais avançados e astrólogos.

Além de Astrologia, a escola Girassol oferecia cursos de Tarô, I-Ching e Metafísica. Havia também um curso chamado “Perspectivas Esotéricas na Estética Cinematográfica”, ministrado pelo professor de estética da FAAP Ricardo Risek, que abordava a linguagem dos símbolos contida em filmes como Blade Runner, Coração Satânico e outros.

A astróloga Maria Alice Camargo e a psicóloga Vivian Hamann Smith conduziam o Astrodrama, que era uma combinação dos conhecimentos da Astrologia e Psicodrama, trabalhado de acordo com a posição do mapa astrológico de cada participante. O desenho do mapa era feito pelo computador. A interpretação do Sol, da Lua e dos demais planetas era dramatizada por cada um, de acordo com a posição dos astros no mapa.

A ideia fundamental da Girassol era estabelecer uma integração entre várias áreas de conhecimento, mas sempre focada na formação do astrólogo e no desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes.

Cada aluno podia fazer um ou mais cursos, conforme o seu interesse, e também podia participar de palestras, vivências, workshops e outras atividades.

A Girassol era um espaço aberto não só aos estudantes, mas também a todos os interessados aos assuntos que eram ofertados: profissionais interessados em dar cursos, apresentar temas de pesquisa, seminários ou simplesmente trocar informações, podiam procurar a escola.

A escola Girassol funcionou até o ano de 1992. No entanto, seus integrantes continuam na ativa como astrólogos até hoje.










Antonio Brito é astrólogo especializado em Astrologia Clássica e Horária e participa da equipe que realiza a pesquisa na História da Astrologia em SP. http://astrologiaecompanhia.com.br/

5 comentários:

  1. Que bom poder relembrar... enche o coração de agradecimentos.
    Graças a sua Escola , Maurice, vc me apresentou Valdemir para faze r o curso adiantado de interpretação.
    E assim foi o impulso que me faltava para assumir meu trabalho , que faço até hoje. Gratidão a vc Maurice e ao nosso venerável Valdemir. Iara Maria Moretti Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iara, que bacana teu depoimento, também sou grato a todos os alunos e professores que na época acreditaram na proposta e puderam desfrutar deste espaço.
      abraço
      Maurice

      Excluir
  2. que D+ !!! apesar de não ter estudado lá, me lembro perfeitamente desta escola. obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Boa lembrança Amigo, recordo dia que entramos na casa e ligamos a energia, acendemos a luz, fizemos o Mapa da casa tendo aquele momento como inicio. Foi lá tambem que conheci mais a fundo a Astrologia e os Satsangs, onde conheci minha atual companheira Gê. Boa convivencia tivemos. Bem legal a Memoria registrada. Abração Amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, sem esquecer este tempo maravilhoso e mágico que passamos juntos. Sim, realmente o nosso intento foi a semente, do que viria a ser a Girassol como local da Astrologia. Aquela experiência que tivemos com o rito de ocupação do espaço, foi uma verdadeira "fecundação" , um descida de um intento do campo mórfico para o campo material. Hoje compreendo com mais profundidade o que fizemos. Foi uma obra alquímica se assim podemos dizer. Abração

      Excluir