quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O MAPA NATAL DE PABLO NERUDA

O mapa do poeta Neruda tem seis planetas no signo de Câncer e o Ascendente em Peixes. A intenção deste artigo é observar como funciona essa grande quantidade do elemento água no comportamento do poeta a partir do filme NERUDA.

Pablo neruda e o filme

Pablo Neruda nasceu com seis planetas em Câncer (Sol Lua, Mercúrio, Vênus, Marte e Netuno) e Ascendente em Peixes. (12/07/1904, 21h, Parral, Chile). Em geral os filmes que lidam com biografias, descrevem os comportamentos das personagens com razoável fidelidade. Como o elemento água dos signos de Câncer e de Peixes são descritas no filme NERUDA que nos serve de ponto de apoio?

Eis uma rápida síntese do filme. Em 1948, o poeta e senador é membro de um partido político, logo colocado à margem da legalidade. O governo autoritário do presidente Videla radicaliza e inicia um tempo de perseguição ao poeta/senador e a todos que são contra suas posições. Neruda foge da perseguição do policial Oscar Peluchonneau.



O poeta canceriano

O lado político não está tão presente na narrativa do filme como a figura do poeta, que vai experimentar as situações de perseguição de que é vítima e manifestar suas preocupações com as dores do povo e com seu local de pertencimento. Em várias cenas do filme e nos textos poéticos lidos se manifesta o envolvimento com seu povo em uma especial expressão da função canceriana de se sentir parte de algo. O povo se reconhece no que o poeta escreve porque suas palavras emprestam consistência à sua luta naquele contexto perverso:

“Por estes mortos, nossos mortos, peço castigo.

Para os que salpicaram a pátria de sangue, peço castigo.

Para o verdugo que ordenou esta morte, peço castigo.”

Escrever, por exemplo: “A noite está estrelada,

e tiritam, azuis, os astros, ao longe”.

O vento da noite gira no céu e canta.”


Dentro dessa relação com o social, há um carinho que se distribui por todos indiscriminadamente, em todos os níveis sociais em uma reação de profunda empatia aos sentimentos dos outros. Há um olhar e cuidado quase maternais dedicado a quem dele se aproxima. A cena da mendiga que ganha seu paletó é expressiva e emocionante.

Por outro lado, quatro dos planetas em Câncer estão na casa cinco. Não são poucas as ocasiões em que ele se diverte e busca a presença das mulheres. Mas esse contato não me parece erotizado à la escorpião, mas mais como fonte de prazer – quase estético- adequado à casa cinco e ás qualidades piscianas do Ascendente do mapa.

Outra expressão da casa cinco aparece na perseguição de que ele é vítima. Ela deixa de ser uma simples perseguição e ganha contornos especiais na medida em que o poeta vai seguindo seu perseguidor, deixando intencionalmente pistas (livros), como um fio de Ariadne a indicar o caminho. Ele, que é o perseguido, acaba sendo o que seduz e amarra o perseguidor em uma armação genial.

Trata-se de um jogo, um indicativo de alguém que vive a casa cinco de forma ampla, utilizando a imaginação para criar aventura. Há sedução e artimanha. Talvez esse seja um indício do Ascendente em Peixes e seu regente na casa cinco (Marte em conjunção com Netuno). Se isso é imaginação do diretor ou verdade biográfica? Se não for biográfica é, então, genial a intuição do diretor!!!

Tal conjunção pode indicar também uma ação com instável contato à realidade e muito namoro com o perigo. Ele escapa das situações de segurança. Não quer restrições mostrando independência. Avalia mal os precipícios à volta. Na intensificação da perseguição, as situações se enriquecem de contornos aventureiros, com detalhes de fantasias. Nada mais netuniano.

Ninguém escapa, e o policial também não, do encantamento (netuniano) provocado por Neruda, seja por sua vida de protagonismo, seja por suas ações surpreendentes, seja por sua linda casa (ele montou lares em vários endereços), seja por seus textos de esperança. Todos param para ouvir suas poesias arrebatadoras. Por onde Neruda passa, ele deixa um doce rastro de sua pessoa. Todos querem estar perto dele. Ele é adorado.

As palavras de Delia, sua mulher, podem indicar a sensação(canceriana) que podemos ter ao conviver com uma pessoa como ele: “É lindo estar contigo, é como viver em um bairro com árvores. ”

Ele é o caso de uma expressão positiva de excesso de água.  Sim, a teoria descreve mais possibilidades, mas não encontramos temores irracionais ou exagerada reatividade, medos e inseguranças. Por outro lado, o lado pisciano surge como criatividade artística e elegante sentido estético. Não é rara a afirmação de que o canceriano é o órfão ou o carente do zodíaco. Não cabe em Neruda, não é mesmo? Em Neruda podemos observar uma imensa empatia aos sentimentos dos outros, coletiva e individualmente expressada. E um derramamento de sensibilidade literária (falta de limites da água) em uma obra imensa.

Há muitos símbolos que não foram analisados. Sobram perguntas: o trígono entre Júpiter/Áries (casa dois) e Urano/Sagitário (casa dez) indicativos de uma sabedoria de caráter mental e inspiradora poderia ter a função de equilibrar o excesso de água? Pode ter sido recurso importante para a realização de sua obra pelas casas do elemento terra? Saturno em Aquário na casa doze talvez não possa ajudar nessa tarefa. Pelo contrário, talvez ele apenas aguce a imaginação e sensibilidade em muitos segredos e solidão de que deve ser feita a vida de um criador da literatura. Temos ainda o trígono entre Saturno e Plutão. Esse sim, poderia gerar outras análises complementares nessa linha de busca de equilíbrio para o excesso de água. 

De nossa parte, ainda cabe uma citação do livro de Stephen Arroyo, palavras de um erudito chinês do século XI: “Entre todos os elementos, o Sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é submissa mas conquista tudo. “ (*) Pode ser que Neruda seja exemplo dessa maestria. Ele esteve a serviço e conquistou a todos.

Eis mais alguns versos do poeta repetidos em várias cenas do filme, para sentirmos um pouco mais desse universo aquático e estético em que ele se move:“Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

(*)(Astrologia, Psicologia e os quatro elementos, SP, Editora Pensamento, 1993, p. 111).

Caso queira mais informações a respeito do filme NERUDA, entre no link a seguir: http://coisasdoimaginario.blogspot.com.br/2017/01/pablo-neruda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário