sexta-feira, 10 de junho de 2011

GRAFITE E PICHAÇÃO

                                                                             
Pichação suja a cidade e desrespeita o patrimônio público e privado. Grafite, após a lei que foi aprovada pela Câmara recentemente (e poderá ser sancionada pela presidente nos próximos dias) será legal, desde que feita com aprovação do proprietário do imóvel.

Há muitos anos que sigo esta questão, visto que aqui na minha cidade (Sâo Paulo) temos uma quantidade imensa dos dois. Tenho muita pena pelos muros e prédios sujos com letras que se multiplicam em tons escuros e sem sentido. Por outro lado, desfruto das imagens coloridas presentes em alguns locais (em bairros, como a Vila Madalena e em viaduros, como na Avenida Paulista), e que se multiplicam por aí, mostrando a presença viva de uma força que procura a todo custo espaço para acontecer.

Ambos, pichação e grafite, representam uma forma de protesto. Ler e interpretar é preciso.
A lei pode ampliar a reflexão sobre o tema e estabelecer um diferencial importante para as pessoas que fazem o grafite.

Reflexão sobre a necessidade do poder público intervir possibilitando a educação e conscientização sobre o assunto. Sobre os problemas conceituais dos dois (não são a mesma coisa, não). Sobreio o diferencial estético que precisa ser levado em conta, embora os limites para avaliações sejam delicados e requeiram parâmetros novos.

O diferencial é que não pode haver mais dúvidas. Pichação é crime. Grafite é forma de exercício artístico e pode ser também instrumento para desenvolvimento de cidadania por meio da arte e da participação na vida urbana.

A lei não resolverá os problemas todos advindos dessas presenças nas cidades, mas é para ser comemorada.
PS: Zezão (o meu grafiteiro preferido) na frente de sua obra.

Um comentário:

  1. Muito legal seu comentário, porque deixa claro que há uma lei.Mas que há um fazer também.
    E o fazer artístico celebra, convida a discutir, denuncia ou retrata.Então tem que ser bem vindo , protegido e estimulado.
    Seu comentário deixa espaço pra discussão, ou mais ainda, estimula a discussão.Gostei muito!

    ResponderExcluir