sábado, 20 de dezembro de 2014

AS ESCOLHAS DE MATHEUS NACHTERGAELE

Em uma entrevista, Matheus Nachtergaele, ator e diretor do cinema brasileiro contemporâneo, falou dos filmes de sua vida. Depois disso, fui verificar se em seu mapa algo que justificaria suas escolhas.  

O primeiro filme citado era um super oito, digitalizado de trechos com cenas familiares. Nele Matheus, que perdera sua mãe enquanto ainda era bebê, conheceu sua mãe na época da infância dela. Segundo ele, foi o presente mais bonito que o cinema lhe deu.

O segundo foi A balada de Narayama, filme japonês de 1983 de Shohei Imamura.  Conta a história (final do séc. XIX) de uma mulher que faz  sacrifícios para tornar melhor a vida de seus dois filhos e nora.

O terceiro filme citado por ele foi La Luna, de 1979 de Bernardo Bertolucci, que trata da vida turbulenta de um jovem e a relação com seus pais, especialmente com a mãe incapaz de educar e impedir que ele se perdesse em caminhos perigosos.

Fui ao mapa: 3 de janeiro de 1969 em São Paulo (sem horário de nascimento). Eu já tinha hipóteses, assim como você também deve ter. O aspecto que talvez seja o principal é Lua em Câncer. Mas ela está em oposição ao Sol em Capricórnio, indicando uma necessidade de equilibrar questões emocionais e de autoridade no mundo material. A conjunção de Júpiter e Urano em Libra dá–lhe a percepção da importância da educação e do conhecimento. Netuno (Escorpião) em quadrado a Vênus (Aquário) lhe faz sentir a falta do amor nas relações de forma frustrante passando por ilusões e desilusões. Mercúrio (Capricórnio) em trígono a Plutão (Virgem) surgiu na fala lenta e cuidadosa, na profundidade das colocações que procurava a palavra correta e mais adequada ao que interessava ser expresso.

Nessa entrevista ele abriu seu coração e vida de forma generosa, tendo marcado o papel da mãe nos filmes e na sua também, como uma maneira moral de se formar uma pessoa. Ele confessou que Odim (do filme japonês) fez o que sua mãe não tinha conseguido realizar por ter morrido muito cedo: o papel de educar e de cuidar dos filhos.



Foi uma oportunidade única de conhecer a sensibilidade e inteligência de alguém tão talentoso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário