quarta-feira, 3 de junho de 2015

EXPRESSÕES DA DUALIDADE GEMINIANA, SEGUNDO ALAN OKEN


O astrólogo Alan Oken fala a respeito das possibilidades de expressão geminiana em relação ao nível de consciência da pessoa. Em seguida em outro trecho, temos um exemplo de expressão positiva de Gêmeos. Vale a leitura!

Sabemos que o signo de Gêmeos conta com o elemento Ar (comunicação) e a qualidade de expressão Mutável (flexibilidade). A partir daí, temos inúmeras características e possibilidades de expressão. Vejamos como esse signo é apresentado pelo astrólogo Alan Oken. No primeiro trecho ele fala da dualidade e de níveis de consciência. Na segunda parte, ele nos dá um exemplo de bom funcionamento das qualidades múltiplas do geminiano. Uma observação prévia: ele cita Vênus como um significador esotérico de Gêmeos. Mesmo que não partilhemos dessa abordagem, vale a leitura.

“Talvez possamos conhecer melhor Gêmeos e seus vários níveis de expressão se pudermos descrever como as funções geminianas dependem do nível de consciência da pessoa. Uma pessoa com o Sol ou Ascendente em Gêmeos, que seja essencialmente egocêntrico e funcione principalmente a partir de um lugar de desejos pessoais é um prisioneiro de suas próprias batalhas com a dualidade. Trata-se de um indivíduo que não é nem conectado à energia coesiva do Amor no nível da alma, nem para as mais altas harmonias de Vênus. A mente inferior instintiva governa sua vida. Ele ou ela responde aos ditames da mente totalmente motivados pelo desejo.

O foco de relacionamento na vida de uma pessoa assim acontece como se tudo e todos se referissem a si mesmo. A sensação de real partilha está totalmente ausente. Cada movimento e cada pessoa é vista como um meio de promover a sua própria agenda particular. Este tipo de personalidade geminiana auto-centrada irá aprender no melhor dos casos sobre a natureza dos opostos experimentando constantemente os conflitos inerentes à dualidade. Tal pessoa ainda tem que aprender que a harmonia mútua pode existir ou que qualquer outra coisa além da situação “eu versus o mundo” existe como perspectiva de vida.

Uma vez que a relação alma/personalidade está colocada, um nível superior de consciência é alcançado. Este homem ou mulher de Gêmeos terá desenvolvido uma consciência definida dos outros que se estende em relacionamentos e situações da vida em que o indivíduo não está envolvido personalisticamente. A mente procura expandir seu conhecimento de modo que possa ser útil para o mundo maior. A inteligência se move, assim, do instintiva ao criativo e do puramente subjetivo para o objetivo e impessoal. O desenvolvimento deste tipo de desapego é uma chave para a libertação da dualidade! Em um nível ainda mais alto desse Caminho, o indivíduo geminiano será usado como um veículo consciente para a criação de vínculos harmoniosos no mundo. Isto pode envolver uma carreira em que o alinhavo de várias forças políticas ou sociais conflitantes está no centro das atividades de alguém. Como tal, o geminiano, em seguida, age como um mensageiro para a harmonia em termos de inter-relações grupais e pode tornar-se uma pessoa que inventa ferramentas tecnológicas ou sociológicas para o benefício da humanidade.”

No trecho a seguir, Alan Oken nos dá um exemplo de expressão positiva do signo de Gêmeos: “Há uma grande diferença entre um geminiano evoluído e integrado e uma criança dispersa e difusa dos Gêmeos. O famoso maestro Leopold Stravinsky era geminiano. Stravinsky era capaz de ouvir cada um dos instrumentos de uma orquestra em separado e os combinava para uma atuação em uma unidade mágica de som. Para conseguir isso, ele tinha que permanecer no centro de seu ser, ao mesmo tempo que se projetava em todas as seções da orquestra e em cada músico individualmente. Se ele chegasse a perder a sua integridade central, a harmonia teria se tornado cacofonia e a magia da música teria sido perdida. A chave para o sucesso de Gêmeos na vida reside na sua capacidade de reproduzir cada um dos instrumentos de sua personalidade e ainda permanecer o condutor de sua sinfonia pessoal”.


Um comentário:

  1. Obrigado pelo texto Ana, estou estudando a finalidade, o propósito de mais de uma perspectiva em uma alma só... cabeça ágil!
    Namastê!

    ResponderExcluir