terça-feira, 7 de março de 2017

UM AQUARIANO DE FÉ, DESMOND DOSS

Ana Maria M. González 



A personagem do filme ATÉ O ÚLTIMO HOMEM  de Mel Gibson mostra um comportamento íntegro. Trata-se de uma personagem real. Como não temos a hora de nascimento, a intenção é verificar apenas alguns aspectos de seu mapa natal, OK? Dia 07/02/1919. Lynchburg, Virgínia, EUA. (12h para estudo)

Com convicções firmes e certeza de ser diferente dos outros, ele expressa um temperamento aquariano com certeza (Sol), reforçado pelos planetas Urano e Mercúrio também em Aquário.


Desmond Doss quer servir a seu País indo à guerra, mas sem deixar de lado as fortes questões de crença religiosa que recebeu de sua educação. Podemos supor que Vênus e Marte em Peixes em trígono à conjunção Plutão/Júpiter em Câncer são suficientes para indicar um temperamento sensível e com critérios de grande empatia o que o liga à sua comunidade e ao mesmo tempo. E uma vontade intensa de conseguir seus objetivos. Júpiter exaltado em Câncer e enfatizado pela conjunção com Plutão poderia também representar em sua vida uma autoridade superior poderosa e severa. O que lhe teria trazido o respeito rigoroso à lei divina de não matar, que seria o pecado maior segundo sua experiência.

Essa oposição essencial entre as regras militares e o que seu interior comanda, marca tudo o que acontece com a personagem. A sensação aquariana de individualidade e independência e a sensação de pertencimento a sua coletividade (trígono entre Peixes e Câncer com quatro planetas implicados) constroem o dilema que ele vive: como manter a integridade moral e ética em sua individualidade sem deixar de cumprir o que sente como compromisso com o social?

Ele consegue permissão para ir à guerra e vive o que desejava. Desmond Doss salva 75 vidas. Saturno em oposição ao Sol e ao Urano parece expressar a firme capacidade de estabelecer compromissos e realizá-los. Empatia profunda e esquecimento de si. Juntou seus argumentos inteligentes e racionais (aquarianos) nos debates com as autoridades com quem teve que se defrontar aos sentimentos de ligação com a comunidade, a um grande amor e compaixão à vida de seu semelhante (Peixes e Câncer). E todos descobrem que o soldado magrelo (fraco e covarde?), na verdade, é um exemplo para todos de crença e de afirmação de valores fundados no amor e comprometimento com a vida e o próximo. Um aquariano de fé.

2 comentários:

  1. Ana Gonzalez, grata por este presente, grata por sua integridade e beleza de raciocínio.

    <3

    ResponderExcluir
  2. O filme é maravilhoso .certamente um dos melhores que vi .Sou aquariano de 2/2 e é assim mesmo .as vezes me sinto um para raios ,de tantas pessoas que precisam de meu auxilio,e vou sem pensar.O Desmond salvou bem mais que 75 pessoas ,pois tambem salvou soldados inimigos ,no caso japoneses .Vi uma entrevista do Mel Gibson muito emocionado falando do Desmond.Foi um grande ser humano

    ResponderExcluir