quarta-feira, 17 de agosto de 2011

INCENTIVO À PESQUISA NA ALEMANHA

Hoje fui a uma palestra em que se descreveu um programa para o desenvolvimento de excelência na pesquisa alemã: The German Excellence Inciative (na Fundação Alemã de Pesquisa -Deutsche Forschungsgemeinscharf, DFG).

O responsável pela apresentação do programa demorou quase uma hora para das detalhes de como as instituições acadêmicas e outra não-acadêmicas têm se unido em volta dele para dar incentivo à qualidade do conhecimento que se constrói por lá.
Parece bem coisa de alemão, não é mesmo?

Mas, deu uma vontade louca de fazer o mesmo por aqui. Na área da Astrologia, por exemplo, a quem faria tanto bem um programas de incentivo à pesquisa desse tipo.

Lá, eles trabalham com muito dinheiro (são milhões e milhões de euros anuais), que vem também do governo (desde a crise de 2008). Desde 2005, em um esquema complexo de etapas. E já há o planejamento para a fase 2012/2017.

Com muitos critérios e parcerias, o trabalho vem se desenvolvendo. Fiquei imaginando se não haveria possibilidade de fazer algo em escala muito menor(menor mesmo) sem dinheiro (ai, que a dificuldade é grande). Acredito que sim.

Não há mágica. Há ações adequadas e movimentos pessoais estimulados por um programa de coletividade, de grupos.

Por que não?

PS:Fundação Alemã de Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinscharf, DFG),

Nenhum comentário:

Postar um comentário