sexta-feira, 11 de julho de 2014

CARTA DE VANESSA, A FILHA DO CINEGRAFISTA SANTIAGO ANDRADE

“Meu nome é Vanessa Andrade, tenho 29 anos e acabo de perder meu pai”.


Muita gente leu a carta de Vanessa, filha do cinegrafista, de 49 anos, morto em uma manifestação em fevereiro de 2014. Foi uma perda dolorosa. A carta é emocionada.

Vanessa escreve com um tom em que se nota principalmente o sentimento de gratidão, o que é estranho pelos aspectos que rodeiam a morte de seu pai. Não tenho dados para avaliar a grandeza de sua postura nessa confissão publicamente realizada, quase como um depoimento de fé. Mas, talvez seja interessante indicar outra leitura possível desses fatos.
Ela faz questão de indicar que tem 29 anos. Essa marcação temporal estabelece como possível a relação com a simbologia astrológica, caracterizada pela determinação de ciclos de experiência.
Por volta dessa idade, do ponto de vista astrológico, temos que enfrentar um desafio. Uma decisão deve ser tomada, uma escolha deve ser feita. Trata-se de uma fase que nos obriga a desenvolver questões de nossa autoridade. É uma chamada para nos tornarmos adultos. Nessa época todos vivemos o que se denomina o retorno de Saturno, pois é momento em que esse planeta está ativo.
No caso de Vanessa, a situação foi contundente e a experiência dura. Ao invés de reagir agressiva, melancólica ou depressivamente, ela foi buscar em sua história com a figura paterna alento para continuar sua vida. O tom da carta descreve situações de convivência que indicam a forte afinidade que havia entre eles. Ao rever esse caminho ela extrai dele recursos para sua trajetória. Alimenta-se deles nesse momento dramático. Libera-se assim de cair na truculência de uma possível vingança ou outra reação que seria letal para ela mesma. Longe disso. Constrói um tipo de reflexão que gera significados para sua vida. É quase um acerto de contas com a morte súbita que lhe tirou essa presença. Nessa carta ela nos diz que aceitou essa fatalidade e que acumula créditos.
Ele tem internalizada a presença desse pai amoroso. Ele ainda está vivo como exemplo. Ela conta com os valores, o modelo e a força que essa figura de pai teve em sua vida, colaborando para a constituição de sua pessoa.
 Não por acaso, a figura paterna é um representante da presença do saturno mítico e psicológico. Vanessa soube fazer dessa fase saturnina um momento de aprendizagem e crescimento.
Apesar de toda a dor da situação, isso é bonito demais.
A seguir mais um trecho da carta de Vanessa em que ela estabelece um compromisso com seu futuro em nome de seu pai:

Esta noite eu passei no hospital me despedindo. Só eu e ele.
Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos,
pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida
e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno.
Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter.
E ele também se despediu.

O texto completo da carta: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2014/02/11/noticiasbrasil,3204988/a-jornalista-vanessa-andrade-se-despede-do-pai-em-rede-social.shtml


7 comentários:

  1. Que blog delicioso Ana. Lindo e convidativo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, obrigada pela visita e palavras. Fico contente com a possibilidade de vc freqüentá-lo, ficando dessa forma, em contato comigo.

      Excluir
  2. Oi Ana,
    Muito bom, como sempre, seu comentário astrológico sobre um fato do cotidiano. Embora triste, realmente a carta de Vanessa mostra que ela está sabendo aproveitar as lições que Saturno nos impõe durante a nossa jornada na terra.E você traduziu muito bem a linguagem astrológica sobre o momento de Vanessa. Acho que vc consegue trazer a astrologia para o dia a dia das pessoas, coisa que aprecio muito e acho que valoriza a astrologia e lhe dá mais sentido nos tempos atuais. Parabéns pelo texto! Grata por compartilhar.Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e comentários. Exatamente essa é minha intenção: levar a linguagem astrológica para o público leigo. E a idéia chegou explícita, Gicele! Faltou só a teoria e pronto...rs...Bj

      Excluir
  3. Algo errado com o relógio da publicação. Para fazer juz ao tema de Saturno- Senhor do Tempo- agora são 10h25min

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo a grafia: fazer jus ao tema de Saturno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação. O engano será logo verificado. Bjs

      Excluir