segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A REINVENÇÃO DA LINGUAGEM

"Há uma utopia que se repetiu ao longo do século XX que é a busca por experimentações e recursos literários nas novas narrativas literárias. Isso ocorreu tanto que, pela repetição, perdeu a força." Foi assim, que Manuel da Costa Pinto apresentou o tema da mesa redonda no dia 31 de agosto na Bienal do Livro de SP, A Reinvenção da Linguagem, com Evandro Affonso Ferrreira, João Anzzanello Carrascoza e Ricardo Lísias. 


A recolocação do tema iniciou o debate: A meta da reinvenção da linguagem ainda existe?


Evandro A Ferreira, o primeiro a falar, diz: "Eu não reinvento nada. Só copio os autores dos séculos XIX e XVIII, e no Brasil: Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Lúcio Cardoso. Fico psicografando esses autores."  Ele já teve mania de colecionar palavras. O Evandro publicitário (primeira ocupação profissional) falava com todas as pessoas ao mesmo tempo pela função dessa linguagem da propaganda. Na literatura, faz a vingança, faz tudo para não ser entendido, ele diz com humor e ironia.


O segundo participante,  Ricardo Lìsias dia que está sempre em luta com ou contra as fraquezas, a impossibilidade da linguagem. Que está sempre com o que fica de fora, sem possibilidade de ser expresso, pois, a linguagem é falha. Então, não há reinvenção. Somente embate diário.

Para João Carrascoza, a linguagem é queda em relação ao silêncio. A palavra já caiu. É limitante, somos incompletos por precisar de palavras e não conseguir comunicação pelo silencio. O mundo é visto pela névoa. Usamos palavras para eliminar a névoa. 
 
Depois dessa mesa redonda, reapareceu para mim uma das razões para a existência da literatura: os autores representam o mundo para nós leitores, embora eles pensem que fazem isso por e para si mesmos.
É natural que nós, leitores, já tenhamos nos daparado com questões de linguagem. Ela escapa de nossas mãos, os sentidos escorrem pelos nossos dedos, ficamos com a sensação de vazio.     

Então, eles falam a vida por nós, dão presença através de seus personagens, sabem como sublimar com a linguagem.

Eles lutam com as palavras para que nós possamos usufruir de suas histórias e da vida que respira através delas. 

Reinvenção da linguagem existe a cada obra, cada capítulo de romance, a cada página, parágrafo, linha em que as palavras se derramam para verter sentido.

Gracias a los escritores!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário