quarta-feira, 17 de setembro de 2014

URANO


Os estudos acerca do planeta Urano podem demandar muito tempo de uma vida, tal a riqueza de suas possibilidades. Ele é na maioria das vezes ligado ao mitológico e olímpico Ouranos, forma primordial de ser, nascido do Chaos, que gerou filhos com Gaia.

Mas também há quem o relacione ao Titã Prometeu, aquele que roubou o fogo dos deuses, tendo pago alto preço pela ousadia.

Difícil decidir sem outros detalhes de suas histórias.

Fica uma citação para incitar o pensamento. Selecionei um trecho de Liz Greene (*) em que ela inicia dizendo um aspecto dessa diferença das duas possibilidades:

"Urano sempre parece carrega uma perspectiva do potencial humano - o potencial de ser divinoo potencial de criar um universo. Aqui é o ser humano querendo ser divino. O Titan Prometeus ele mesmo não desejava ser um deus; embora ele não fosse um olímpico, ele não se apropriou dofogo solar para si mesmo, embora ele pôde facilmente ter feito isso. O que ele faz é dar aos seres humanos o desejo de ser deus, facultando-lhes a percepção para reconhecer os potenciais divinos."

Segundo ela, Urano astrológico teria mais relações de significado com Prometeu. E sua ousadia teria consequências: "O fogo de Prometeu traz muitas conseqüências não porque seja mal, mas porque a natureza humana é lerda na aprendizagem em lidar com sua responsabilidade."
Fica a sugestão de Liz Greene: muito a pensar.


(*)The Art of Stealing Fire. London: CPA, 2004, p.11 e 14 (A arte de roubar o fogo) (tradução minha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário