sexta-feira, 24 de outubro de 2014

COLE PORTER, O MÚSICO


A primeira música da trilha sonora do filme de Woody Allen (Magia ao Luar) é do Cole Porter (You do something to me).

A peça "Anything Goes" escrita em 1934, com a trilha sonora de sua autoria, iniciou temporada em abril de 2011 e ainda está em cartaz na Broadway, em Nova York.

E no jornal O Estado de S.Paulo de 12 de outubro, li a notícia do lançamento de um trabalho de John Wilson Orchestra "Cole Porter in Hollywood" , que embora não receba elogios do crítico João Marcos Coelho, merece seu comentário pelo autor homenageado.


Essas citações têm por objetivo ressaltar o valor do músico Porter, ainda tão presente no cenário musical de hoje em dia, cinquenta anos após sua morte (1964).O músico tem em sua história mais de 800 canções e segundo o crítico ao menos uma centena delas é "ouro puro".

Então, quem é Cole Porter? Diminuindo a dimensão da pergunta: como se apresenta a qualidade artística desse músico no seu mapa astrológico?

Ele começou seus estudos de música com seis (violino), aos oito (piano) e aos dez (com a ajuda da mãe) escreveu sua primeira opereta. Essa mãe foi atenta a sua vocação e o incentivou. Assim, ele desde cedo fez seu caminho e desenvolveu uma sólida formação musical. Foi um gênio lapidado. Talvez por isso se mantenha presente ainda hoje em dia.

João Marcos Coelho diz que ele compôs "música complexa com letras refinadas", e segundo outro crítico, David Schiff, sua "melodia é altamente cromática e a harmonia mistura o tempo todo os modos menor e maior, remetendo a Schumann e Brahms"/.../ "soa como simples canção, mas tente encontrar as notas e os acordes no piano".

Como podemos perceber por esses comentários, ele desenvolveu uma música com características especiais.  

Apesar de não termos o horário de seu mapa natal, utilizamos  como ponto de partida nesta rápida avaliação o repertório do Astro-databank, e seguimos o desenho que esse site aceita como adequado (diminuindo um pouco as órbitas dos aspectos). 

O que inicialmente chama a atenção é a presença dos três signos indicadores de vocação artística: Vênus e Mercúrio em conjunção (Touro), Júpiter em Peixes e Urano em Libra. Ou seja, não lhe falta sensibilidade artística. Nem humana, pois tem Lua em Câncer (generosa presença da mãe).

O regente do signo do Sol (Mercúrio) no signo de Touro em conjunção com Vênus (domiciliado) marcariam a busca de expressão efetiva (signo de terra) e esteticamente refinada de seu talento.

A curiosidade estaria ao lado dele o tempo todo (Sol, PLutão , Netuno e Caberça do Dragão em Gêmeos). Com Urano em quadrado com a Lua, ele era um tanto impulsivo, mas também inovador e solitariamente inquieto.

Uma ênfase em signos mutáveis pode indicar a rica e fecunda produção de seu talento, a partir de uma imensa inquietação e entusiasmo (Sol em Gêmeos em quadrado a Júpiter em Peixes). Levando em conta o outro quadrado do Sol a Saturno (formando um T-quadrado), supomos que esse Sol teria lutado muito para se expressar. Mas é em signo mutável e ele encontraria modos de o fazer.  
A ênfase no elemento Ar e essa qualidade Mutável desenham o perfil de seu mapa. Houve muito movimento em sua atuação artística e ele não deixou de compor a não ser muito no final de sua vida.

As qualidades enumeradas de seu estilo como a “melodia cromática” e a complexidade refinada de suas letras seriam a expressão da conjunção Plutão e Netuno em Gêmeos o que conferiria essas qualidades diferenciadas e o tom intelectual intenso na qualidade de sua composição musical.

O Nodo Norte junto à conjunção Plutão e Netuno em Gêmeos pode indicar um chamamento de vocação para desenvolver um papel em sua geração, um impulso que viria de um nível sensível. Sua revolução viria pela linguagem da sensibilidade e da inspiração.

Apesar de partirmos dos poucos dados citados no início deste texto, este rápido levantamento pretende nos convidar para uma reflexão a respeito do talento desse músico tão especial. 

Que sobre aumentada a curiosidade em relação à música de Cole Porter!  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário