sábado, 4 de outubro de 2014

POR QUE MOTIVO OUTUBRO É COR DE ROSA?

Monumentos e prédios pelo mundo se colorem de cor de rosa em outubro. Corridas pelas cidades são organizadas, palestras,  fitas e laços, panfletos cor de rosa. Mas, tudo isso de onde veio?  Alguma homenagem?

E eu só sabia que Outubro Rosa fazia referência a uma campanha a respeito do câncer de mama. Porém,  atrás de tudo isso há uma história triste e bonita ao mesmo tempo.

A iniciativa veio de uma mulher, Nancy Goodman Brinker, que perdera a irmã Susan por causa do câncer de mama em 1980, após anos de muita luta. Em 1982, criou a Fundação Susan G Komen for the Cure, com o objetivo informar, subsidiar pesquisas e providenciar ajuda financeira e emocional a suas portadoras e familiares. A primeira corrida de rua foi organizada emm1990 em Nova York como uma alternativa para arrecadar fundos. Hoje se multiplicam pelo mundo, ao lado de outras ações para a conscientização do problema.  

Superando a dor de sua perda, Nancy construiu uma corrente de ação positiva na luta contra a doença.  Ações como essas estimulam outras e nos fazem acreditar na vida.

 O mapa astrológico de Nancy Brinker (6/12/1946, Peoria, Illinois, EUA), em análise breve por causa da falta do horário de nascimento, nos mostra uma idealista ativa e guerreira cheia de energia (conjunção de sol e marte em sagitário). Além disso, indica uma disposição de inovar (urano em oposição ao sol) e não se contentar com o estabelecido. Tem capacidade de entrar profundamente em seus questionamentos com força de vontade intensa e determinação (sol em trígono plutão e saturno). E ainda, a capacidade sedutora de reformas, pesquisa  e comunicação (mercúrio, júpiter e vênus em escorpião). Poderosa.


Ela é adorada por muitos, criticada por alguns, mas ninguém pode negar o sucesso de sua campanha na direção da cura e do respeito pelas mulheres.  


A escolha da cor rosa e do mês de outubro (signo de Libra, regido por Vênus) são felizes por lembrarem o universo feminino. Neste ano, no mês de outubro, esse planeta está passando por esse signo, o que nos dará força para o movimento de cada uma de nós, mulheres,em direção a essa campanha. Que cuidemos de nós mesmas e das mulheres à nossa volta.    

O Cristo Redentor estará iluminado de cor de rosa, assim como a Ponte Estaiada em São Paulo.Em cidades pelo Brasil e pelo mundo, a iluminação cor rosa lembrará a todos  de uma luta que tem que se fazer barulhenta e diária contra uma doença silenciosa e mortal. 

Susan G. Komen Breast Cancer Foundation    http://www.komen.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário